A aposentadoria é um desejo de qualquer trabalhador que passou décadas da sua vida com uma rotina dedicada ao trabalho. E quanto mais próximo esse momento fica, mais dúvidas surgem. Afinal, como se aposentar? Posso solicitar a aposentadoria agora? Quanto vou receber?

Ter as respostas para essas perguntas é primordial para não cometer alguns erros. Um exemplo é solicitar a aposentadoria no INSS sem ter a certeza de que é o momento certo, já que é uma decisão na qual não é possível “voltar atrás”.

Para te ajudar a entender as principais questões que envolvem a aposentadoria, preparamos um guia com algumas informações que todo trabalhador precisa saber. Continue a leitura!

O que saber antes de solicitar a aposentadoria?

Muitas pessoas ainda pensam que, para solicitar a aposentadoria, basta ter a ideia ou o tempo de contribuição necessários e comparecer ao INSS. Mas, na prática, não é bem assim!

Diversas questões influenciam o benefício, sendo que o primeiro passo é entender as principais modalidades de aposentadorias que existem e em qual se está inserido. Além das possibilidades que vão além da idade ou tempo de trabalho, também é preciso estar atento às regras de transição.

Confira abaixo alguns tipos de aposentadorias:

  • Aposentadoria por idade (com diferenças por urbana, rural e mista);
  • Aposentadoria por tempo de contribuição;
  • Regra de transição da aposentadoria por idade;
  • Regra de transição pedágio 50% + fator previdenciário;
  • Regra de transição pedágio 100% +idade mínima;
  • Regra de transição (idade mínima progressiva);
  • Regra de transição (pontos);
  • Especial (insalubridade);
  • Regra de transição da aposentadoria especial;
  • PCD;
  • Invalidez;
  • Por pontos;
  • Proporcional.

Cada uma dessas modalidades possuem regras distintas, o que também influencia no valor do benefício. Ao solicitar a aposentadoria no INCC sem ter a devida orientação sobre isso, o trabalhador permite que outra pessoa decida quanto irá receber pelo resto da vida.

Por isso, buscar entender em qual modalidade se encaixa e o momento certo para solicitar o benefício é fundamental. E isso pode ser feito com um advogado especialista em Direito Previdenciário, para que o profissional ajude o trabalhador nesse planejamento.

Documentos necessários para aposentadoria

Outra dúvida comum é sobre a documentação exigida para solicitar o benefício. Reforçando o que já foi apontado, cada modalidade de aposentadoria exige uma lista diferente de documentos.

Isso inclui documento de identidade com foto, carteiras de trabalho, carnês de previdência pagos, PPPs, bloco rural, entre outros. Também há casos específicos que exigem comprovação de atividades especiais, tempo de trabalho rural, tempo de quartel, etc.

Mais uma vez, a consultoria de um advogado previdenciário se faz necessária para que esses documentos ajudem o trabalhador nesse momento. Porque, muitas vezes, não basta reunir todos e ter o tempo/idade necessária para solicitar o benefício. Há casos em que “atrasar” esse pedido com base no que é analisado nessa documentação é mais vantajoso, especialmente após a última Reforma da Previdência.

Também vale lembrar da importância de ter as informações no CNIS corretas. Esse é o Cadastro Nacional de Informações Sociais, onde constam todas as informações previdenciárias e laborativas do trabalhador. É com base nesse documento que o INSS calcula qualquer benefício, além de servir para simulação no MEU INSS.

Essa checagem é fundamental para encontrar inconsistências que fazem diferença no cálculo final, como:

  • Dados cadastrais errados;
  • Contratos de trabalho que não constam no sistema;
  • Datas de admissão e/ou demissão erradas;
  • Erros nos valores dos salários recebidos;
  • Existência de mais de um CNIS.

 

Existe uma aposentadoria mais vantajosa?

Sim. A aposentadoria mais vantajosa é aquela que se enquadra de forma verdadeira no seu perfil. Com base nos dados corretos do seu CNIS, sendo que às vezes é possível ter direito a mais de uma aposentadoria.

Por isso, fazer o cálculo antes de fazer a solicitação ao INSS é fundamental. Assim, você saberá qual modalidade é a mais vantajosa, qual está mais próxima e o melhor momento de solicitá-la. Por isso, não deixe a pressa “resolver” uma vida inteira de trabalho.

A aposentadoria é única e não será possível desistir ou “refazer” após receber o benefício. Procure a consultoria de um advogado para fazer o cálculo e a simulação. O escritório Dias e Araújo Advogados pode te ajudar. Entre em contato ou, se preferir, converse com um dos nossos especialistas pelo WhatsApp (13)98192-0185.